12/11/2013

Entendendo a sua pele - Sistema Tegumentar: Derme

Boa tarde meninas, tudo bem?

Meu Deus que calor! Tô derretendo! E vocês? rsrs

Hoje é terça-feira, dia de post do Especial Pele, o assunto de hoje é a Derme, segunda camada e mais espessa da pele. Espero que gostem!

DERME



A derme é a camada situada logo abaixo da epiderme, formada por denso estroma fibroelástico de tecido conectivo em meio a uma substância fundamental, que serve de suporte para extensas redes vasculares e nervosas, e anexos cutâneos que derivam da epiderme, ou seja, é responsável pela sustentação e nutrição da epiderme.

Os principais componentes da derme incluem o colágeno (70 a 80%) para resistência, a elastina (1 a 3%) para elasticidade. há também uma substância fundamental (mucopolissacarídeos ou glicídeos complexos e ácidos urônicos); e componentes lipídicos (ésteres de colesterol, ácidos graxos livres, colesterol livre e fosfolipídios);

A derme divide-se em papilar (mais externa), reticular (mais interna) e derme perianexial.

A derme papilar é mais delgada, altamente vascularizada e preenche as concavidades entre as cristas epidérmicas, dando origem às papilas ou cristas dérmicas. É formada por feixes delicados de fibras colágenas (principalmente do tipo III) e elásticas, dispostas em uma rede frouxa, circundada por abundante gel de mucopolissacarídeos.

A derme reticular compõe a maior parte da espessura da derme, está abaixo do nível das cristas epidérmicas e é constituída de fibras colágenas (principalmente do tipo I) entrelaçadas, além de fibras elásticas que estão dispostas paralelamente à superfície da pele.

A derme perianexial tem a mesma estrutura da derme papilar, mas localiza-se em torno dos anexos cutâneos.

O sistema elástico, que permeia as fibras colágenas das dermes papilar e reticular, é responsável pela elasticidade cutânea, ou seja, capacidade da pele de retornar à posição original quando submetida ao estiramento.

A derme contém população mista de células, incluindo fibroblastos, fibrócitos, macrófagos teciduais, melanófagos, mastócitos e leucócitos sanguíneos (como neutrófilos, eosinófilos, linfócitos, monócitos e plasmócitos). E Possui propriedades hidrofílicas do colágeno e mucopolissacarídeos da substância fundamental, é responsável pela capacidade de armazenar e ceder rapidamente água.



Vascularização

O suprimento vascular da pele é limitado à derme e constitui-se de um plexo profundo em conexão com um plexo superficial. Estes plexos correm paralelos à superfície cutânea e estão ligados por vasos comunicantes dispostos perpendicularmente.

O plexo superficial situa-se na porção superficial da derme reticular, com arteríolas pequenas das quais partem alças capilares que ascendem até o topo de cada papila dérmica e retornam como capilares venosos.

O plexo profundo situa-se na base da derme reticular e é composto por arteríolas e vênulas de paredes mais espessas. Há ligação íntima entre os plexos por meio dos vasos comunicantes, e o controle do fluxo sanguíneo dérmico por esses vasos contribui para o controle da temperatura corpórea.

Então meninas, gostaram?

Até a próxima, bjus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário